Brasil x Bélgica: Clássico da diversidade cervejeira


Rivais na próxima sexta-feira, países também entram em campo para disputar qual o mais criativo quando o assunto é cerveja

cid:image001.jpg@01D41382.7ABD2780

Existe uma variedade enorme de rótulos de cerveja, estilos e ingredientes que atendem a todos os gostos e momentos: ela pode conter trigo, milho, café, gengibre, rapadura e até orégano. Cada vez mais o consumidor tem o poder para escolher aquela que agrada mais o seu paladar. E entre os países que mais apostam na criatividade cervejeira estão Brasil e Bélgica, rivais na próxima sexta-feira, 6.

Uma das escolas de cerveja mundiais que mais aposta da diversidade ingredientes é justamente a belga. São dezenas de estilos que usam centenas de ingredientes, especialmente a base de frutas e temperos. Entre os rótulos que se destacam neste aspecto está a Belle-Vue Gueuze, que é produzida com trigo, sementes de coentro e cascas de laranja secas antes da maturação em barris de carvalho. Mas, mesmo apostando na inovação de ingredientes, as cervejas belgas mantêm a linha de serem fortes no álcool e no sabor.

Quando falamos sobre o estilo brasileiro, chama a atenção a utilização das frutas características do país. Um exemplo é a Colorado Rosália, que traz a brasilidade das frutas vermelhas, como grumixama, amora do mato e cereja do rio grande, proporcionando um aroma frutado diferenciado. Outro rótulo que também demonstra a capacidade brasileira de inovar, está a Colorado Murica, elaborada à base de Graviola.

“Historicamente, a Escola Belga é, no mundo, a que mais reúne ingredientes diferentes em busca de aromas e sabores únicos. E, mais recentemente, quem tem seguido essa linha é o mercado brasileiro, muito em função da variedade de frutos e sementes existentes em toda a flora nacional”, afirma Laura Aguiar, mestre cervejeira da Cervejaria Ambev. “São sabores diferentes, mas que se unem pela criatividade”, complementa.

Abaixo mais exemplos da diversidade cervejeira de Brasil e Bélgica:

A Cerveja Belle-Vue Gueuze é uma Lambic, ou seja, o seu tipo de fermentação é feito por leveduras selvagens presentes no ambiente e que só podem ser encontradas exclusivamente na região do Vale Senne - Bruxelas. Belle Vue Gueuze tem uma mistura de safras velhas e novas, ainda em fermentação. É produzida com trigo, sementes de coentro e cascas de laranja secas antes da maturação em barris de carvalho.






A famosa belga Tripel Karmeliet é uma cerveja artesanal multigrãos do estilo Belgian Tripel fabricada a partir de uma receita original de 1679 do mosteiro carmelita de Dendermonde (Bélgica), que inclui trigo, aveia e cevada. Apresenta cor entre dourado e cobre, exuberante espuma cremosa, frutado muito presente, com nuances de banana e baunilha, além de abundantes notas cítricas e florais.



Resultado de imagem para colorado rosalia
Colorado Rosália traz a brasilidade das frutas vermelhas (grumixama, amora do mato, cereja do rio grande), adicionadas ao hibisco, flor símbolo do Havaí e Cambuci. Seu sabor leve, ácido e adocicado casa perfeitamente com o herbal proveniente do hibisco, proporcionando um aroma frutado.






Resultado de imagem para colorado murica

Colorado Murica une a maciez da Cream Ale (família Pale Ale) com o agridoce da Graviola, fruta que nasceu no Caribe e cresce no brasil há mais de 500 anos. Tanto, que já tem até apelido: araticum, coração-de-rainha ou jaca-do-pará, mas o nome de batismo mesmo é Annona Muricata. Assim nasceu a Cerveja Colorado Murica, mais um fruto de nossa intimidade com o Brasil.




27º Enflor e 15ª Garden Fair

Produtores de Flores e Plantas Ornamentais apresentam seus lançamentos no ENFLOR & GARDEN FAIR 2018
Aberto aos amantes das flores e plantas e cheios de novidades para os profissionais de floricultura, decoração e paisagismo, eventos acontecem no Parque da Expoflora, em Holambra, de 8 a 10 de julho
Nem só de flores é feito um jardim colorido. É o que garante a produtora de plantas ornamentais Deborah Acosta, da R.Acosta Plantas Ornamentais, uma 180 das empresas expositoras do 27º Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios (Enflor) e a 15ª Garden Fair - Feira de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo, eventos que acontecem em conjunto de 08 a 10 de julho, no Parque da Expoflora, em Holambra (SP). Com um portfólio de produtos formado por aglaonemas, calatheas, marantas e orquídeas, a R.Acosta prepara o lançamento na feira da Aglaonema Lawan e novas variedades de mini plantas, que continuam em alta. Repleta de novidades em flores, plantas, acessórios para floricultura e jardinagem, equipamentos, além dos ambientes decorados por grandes profissionais do Brasil e exterior, Enflor & Garden Fair abrem a mente dos visitantes com muitas ideias inovadoras no uso dos produtos.
A Aglaonema Lawan é uma planta de origem asiática ainda em fase de desenvolvimento que apresenta coloração rosa no centro das folhas e verde nas extremidades, mas quando alcança a fase adulta, as folhas são quase totalmente cor de rosa, apenas com a borda verde, dando um colorido especial ao jardim. São plantas super-resistentes, que requerem poucos cuidados e, por isso, são ideais para quem não tem tempo para muitos cuidados.
Já o Grupo Swart apresenta no 27º Enflor uma nova variedade de rosa chamada Ivy+. Na cor magenta, traz hastes longas (entre 50 e 80 cm), espinhos pequenos e muitas pétalas (de 40 a 55 por botão). Sua cor simboliza respeito, sinceridade, purificação, transformação, espiritualidade e intuição. A variedade foi desenvolvida na Holanda pelo breader (melhorista) Dümmen Orange e está sendo produzida em Andradas (MG).
Já a Cooperflora amplia ainda mais o seu portfólio de rosas, apresentando as Rosas Inglesas, também conhecidas como rosa de jardim. Têm o tamanho similar ao de uma rosa tradicional, porém com muito mais pétalas, o que faz com que pareçam maiores e permite a abertura de um botão singular. São utilizadas principalmente em buquês e arranjos por terem abertura vistosa. São produzidas em tons de cor rosa e vermelho, sendo percebidas pelo mercado como uma alternativa à peônia, uma flor importada e cara.
Outra novidade é a Perpétua, também apresentada pela Cooperflora, que assim como o próprio nome diz, é uma planta herbácea e muito durável. Mesmo seca, também é bastante utilizada em arranjos e devido às cores fortes, extrai-se dela material corante, geralmente na cor violeta. Atualmente é produzida nas cores pink, vermelho, laranja e branco. Suas flores em forma de bolinhas são vivas e brilhantes, apresentando-se como ótimos complementos em buquês e arranjos silvestres.
O Rancho Raízes traz mais duas novas variedades de crisântemos: Ipanema Time e Ligia Time. Com cores vibrantes e degradês que encantam os olhos, o Ipanema Time é um crisântemo de vaso (pote 13) do tipo margarida, nas cores amarelo e vermelho. Suas flores chegam a 8 cm de diâmetro e, por isso, é um buquê pronto para presentear, bastando envolver o vaso em arranjo. A variedade Ligia Time é do tipo polar, também produzida em vaso (pote 15 de barro). Em tons de lilás com riscos roxos, a flor tem cerca de 6 cm de diâmetro e cada vaso chega a produzir 50 flores, formando um lindo buquê.
A Magna Flora preparou para o 27º Enflor & 15ª Garden Fair dois lançamentos da família dos crótons: o Eleanor Roosevelt e o Picasso’s PaintbrushOs crótons Eleanor Roosevelt são conhecidos pela sua folhagem colorida e grande variação de cores e texturas. Possui folhas estreitas, esverdeadas, coradas de púrpura e salpicadas de amarelo dourado. O nome desta planta é uma homenagem à esposa de Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos da America de 1933 a 1945. Já o Picasso’s Paintbrush é um arbusto tropical, também da família dos crótons, que é nativo da Malásia e ilhas no Pacífico ocidental. Sua característica marcante é a folhagem estreita e pontiaguda, e em suas cores, muitas vezes, há uma mistura de amarelo, bronze, verde e bordô. A planta foi batizada em homenagem ao pintor Pablo Picasso, já que sua ponteira se assemelha a um pincel, principal instrumento de trabalho do artista espanhol.
Outra novidade apresentada pela Magna Flora no final de 2017 foi a nova linha de Orquídeas Hawaiian. Apesar da produção local (em Holambra-SP), a genética e a hibridação são feitas no Havaí. Seguindo a tendência boho chic e decorações mais despojadas, as Orquídeas Hawaiian têm uma estrutura e aparência mais orgânica e vegetativa, com folhagem e cores vibrantes. Existem duas linhas de produtos: as plantadas em pote 12 (Orquídeas Hawaiian) e as plantadas em pote 9 (Orquídeas Hawaiian Charm).
E ainda estão expostas, entre as novidades, as rosas tradicionais da Cooperaflora, em cores e tamanhos diversificados, além de novidades como as hortênsias tinturadas, para arranjos. Confira nas fotos abaixo.
Wax Flower, também conhecida como flor de cera, devido à textura de suas pétalas, é super-romântica e graciosa.
Serviço
27º Enflor e 15ª Garden FairData: de 08 a 10 de julho de 2018
Local: Parque da Expoflora – Alameda Maurício de Nassau, 675,  Holambra (SP).
NOVOS HORÁRIOS: dias 08 e 09 de julho (domingo e segunda-feira)das 9h00 às 19h00 e dia 10 de julho (terça-feira), das 9h00 às 17h00
Ingressos: R$ 36,00 (inteira) e R$  18,00 (meia-entrada para estudantes)
Informações adicionais: nos sites enflor.com.br gardenfair.com.br  ou pelo telefone (19) 3802-4196.


Imagens relacionadas

Cooperflora London Eye




Hortênsia Tinturada Amarela



Perpetua Vermelha



Repolho Ornamental Lilás



Echeveria Crispate Beauty



Eleanor Roosevel



Picassos Paintbrush



Rosa IVY+



Crisântemo Lígia Time



Aglaonema Lawan

Licor de Chocolate

Adoro licor e resolvi testar uma nova receita
Receitinha rapída, básica e fácil de fazer, não requer prática e nem habilidade, basta ser maior de 18 anos porque a gente tem que provar o teor de cachaça, rsrsrsrs.



Bora lá pra receita???

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite Dia Supermercado
300 ml de água
150 ml de aguardente (pode ser vodka, rum, whisky)
2 tampinhas de baunilha Mavalério
200 gramas de chocolate meio amargo Mavalério

Modo de Fazer:
Leve ao fogo baixo a água, o aguardente, a baunilha e o chocolate picado e mexa para não deixar queimar.
No liquidificador bata o creme de leite e o leite condensado.
Quando o chocolate já estiver derretido despeje sobre a mistura do liquidificador e bata por mais uns 3 minutos.
Coloque o licor em uma garrafa, deixe esfriar bem e leve para gelar.
Eu prefiro ele bem geladinho e dura mais tempo.



Topo