Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura (geralmente, manteiga), farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com creme, nata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.
As frutas mais empregadas em crumbles incluem maçã, amora, pêssego, ruibarbo, groselha e ameixa. A cobertura pode conter também aveia em flocos, amêndoas ou outras nozes; às vezes leite azedo (por exemplo, vinagre e leite) é adicionado para dar ao crumble um gosto mais exótico. Açúcar mascavo é muitas vezes polvilhado sobre a cobertura do crumble, de modo a formar um pouco de caramelo depois de assado. Em algumas receitas a cobertura é feita com biscoitos quebrados (cookies ou bolachas) ou mesmo cereais matinais, mas isso não é tradicional.
Os crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas.
Ingredientes massa:
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de margarina sem sal
Modo de Fazer:
Misture tudo com a ponta dos dedos até fazer uma farofa e despeje sobre as maças.
Ingredientes recheio:
4 maças
5 colheres de açúcar mascavo, usei o light Magro
Modo de Fazer:
Descasque as maças e corte em tiras.
Coloque em uma tigela com agua e gotas de limão para que não fique escura.
Unte e forre o fundo de uma forma com papel manteiga.
Coloque o açucar mascavo na forma.
Acomode as maças e por cima das maças a farofa
Leve ao forno por aproximadamente 25/30 minutos.
Deixe esfriar um pouco e desenforme.
Sirva com sorvete se preferir..